segunda-feira, 9 de maio de 2011

LADIF oferece curso de extensão para professores

É comum que as escolas tenham em seu calendário datas reservadas para que seus alunos visitem exposições e museus. Mas, muitos professores ainda sentem dificuldade na hora relacionar o conteúdo da exposição com as atividades em sala de aula. Com o objetivo de capacitar esses professores, o Laboratório Didático do Instituto de Física da UFRJ (LADIF) vai realizar em setembro um curso de extensão.
O curso pretende propiciar aos professores um conhecimento maior sobre as exposições do LADIF e ajudá-los a preparar projetos que integrem melhor o conteúdo das exposições com as aulas.
O curso tem como público alvo professores de ciências do ensino fundamental e professores de física do ensino médio. A carga horária é de oito horas, sendo quatro presenciais e as outras quatro à distância.

Início dia 12 de setembro.
Inscrições até 30 de agosto.
Informações: ladif@if.ufrj.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou 2562-7188
Exposições do LADIF:
1) Equilíbrio e RotaçÕes
2) Eletromagnetismo básico
3) Produção de energia elétrica
4) Óptica
5) Ondas

O professor que tiver interesse em levar a sua escola deverá agendar a sua visita pelo telefone: 2562-7188 ou pelo e-mail ladif@if.ufrj.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Maiores informações na site: www.if.ufrj.br/~ladif





Uso Ético e Responsável da Internet

Sabemos o quanto a rápida evolução das Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC tem transformado o cotidiano da escola e das crianças e adolescentes. Para desfrutar das muitas oportunidades trazidas pelas TIC é preciso educar para um uso responsável, crítico e consciente dos riscos. Nos parece urgente discutir alternativas pedagógicas que auxiliem no trabalho com os temas: sexualidade na era digital; Ciberbullying; exposição da intimidade e acesso à conteúdos impróprios e violentos. Estes são temas transversais e precisamos desmistificar a ideia de que segurança na Internet é assunto apenas do professor de informática ou especialistas. Discutiremos a utilização dos recursos pedagógicos criados pela SaferNet para este tema (vídeos, histórias em quadrinhos, reportagens e sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor), desejando estimular a criação de novos recursos e projetos a partir deste Fórum.



Seleção de tutores a distância para o curso de Música

A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB, em parceria com os estados e municípios participantes do Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB, instituído pelo Ministério da Educação/MEC, torna pública a seleção de tutores a distância para a licenciatura em Música.

O Período de inscrição será de: 00:00h do dia 04 de junho de 2011 à 11:59h do dia 12 de junho de 2011, no endereço eletrônico www.uab.unb.br/moodle/mod/acompanhamento/selecao.

Para o exercício das atividades típicas de tutoria, são exigidos os seguintes itens:

  • formação de nível superior e experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a programa de pós-graduação;
  • residir em Brasília ou entorno;
  • ter graduação na área de música ou em áreas afins;
  • ter o título de Licenciado (preferencialmente) ou Bacharelado com afinidade à (s) área (s) da (s) Disciplina (s).
  • dominar o conteúdo da (s) disciplina (s).
  • comunicar-se de modo claro, formal, objetivo e cordial;
  • dominar a norma culta da língua portuguesa;
  • dominar as ferramentas do ambiente de aprendizagem Moodle.

Veja aqui o Edital completo



I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
DO COLÉGIO PEDRO II


No momento atual, quando a lei da obrigatoriedade da música nas escolas expressa a importância da música na formação de crianças e jovens, o Departamento de Educação Musical promove o I Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II com o objetivo de congregar e integrar pensamentos e discussões que reforcem a atuação da Educação Musical na Educação Básica.

Este evento marca o início de uma caminhada na qual todos colaboram para construir e enriquecer a prática pedagógica do ensino da música na Educação Básica. Por isso o tema: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO.

Dia Nacional da Matemática

"Em com
emoração ao Dia Nacional da Matemática foi produzida, na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, uma animação em homenagem a Malba Tahan.

O dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 06 de maio. A data foi instituída em 2004 pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira, que foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura e encontra-se, desde 2008, na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final."

Prof. Eziquiel Menta
Coord de Multimeios-SEED
Curitiba - Paraná

quinta-feira, 5 de maio de 2011

JECRIPE – Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar

JECRIPE – Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar


O JECRIPE é o primeiro jogo para crianças com síndrome de down, com propostas inéditas para a indústria do entretenimento e para o tratamento de pessoas com necessidades especiais.

Para quem não viu o teaser do JECRIPE – Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar, podem dar uma olhada no youtube. Façam seus comentários e divulguem a idéia.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atenção!!!

Adiamento do Início das Aulas


Prezado Prof.

Em virtude de manutenção em nosso LIED, o inicio dos cursos foram adiados por 1 (uma) semana, ficando assim:

As turmas de início

  • dia 03.05 -> 10.05;
  • dia 04.05 -> 11.05;
  • dia 06.05 -> 13.05.

Att,

CIE - NTM

SEMED/Mesquita


PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO EM UM DOS CURSOS CLIQUE AQUI

TV Escola

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.

Acompanhe nossa programação no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital, no Canal 123 da Embratel

ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965

ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR: tvescola.mec.gov.br

Related Posts with Thumbnails