Dicas


Dia Mundial da Internet Segura 2012

São Paulo, 02/02/2012 - Já está no ar o site brasileiro da edição 2012 da campanha mundial "Safer Internet Day" (www.saferinternetday.org.br), que tem como proposta mobilizar o País para o Dia Mundial da Internet Segura, que neste ano é comemorado em 69 países no dia 07 de fevereiro. A ideia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. Neste ano, o slogan da campanha é "Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança" e procura enfatizar a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.  

 

 

Jogos de Matemática

O site IXL oferece uma grande variedade de Jogos matemáticos organizados por categoria e de acordo com o nível dos alunos, tornando a prática da matemática divertida com atividades desafiadoras e estimulantes.

  

Mapas Históricos



Um bela coleção de mapas históricos pode ser encontrada no site David Rumsey Historical Map Collection
Todos os mapas contêm informações sobre o passado e apresentam uma amostragem dos períodos 1680-1930, escalas e arte cartográfica. Cada mapa foi georreferenciado criando assim uma  imagem  única do mapa digital que permite que o mapa antigo apareça sobre o mapa atual. 
O resultado é uma exploração do tempo, bem como o espaço, num casamento histórico de obras cartográficas com ferramentas inovadoras de software contemporâneo. 
http://rumsey.geogarage.com 



Site do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira


A importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura é inegável. Pode-se constatar que a MPB, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.
 Por tudo isso, surgiu a idéia do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, o único exclusivamente dedicado à música popular do Brasil, iniciado em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através do Departamento de Letras, e a Livraria Francisco Alves Editora, e tendo o apoio técnico da IES - Informática e Engenharia de Sistemas.
O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira justifica-se não só pela possibilidade de tentar recuperar e consolidar a memória musical de nosso povo. Justifica-se, sobretudo, pela vontade de resgatar canções, nomes, períodos históricos e gêneros. Todos eles representam um marco em nossa História e símbolo de um imaginário social povoado de sons, versos, narrativas cotidianas e personagens que embalaram desde casos de amor até reivindicações políticas, quase sempre reinventando o dia-a-dia, traço essencial da maioria dos poetas da canção popular no Brasil.







A Evolução do Rio de Janeiro.
O portal da Geo-Rio lançou um projeto, que consiste na exibição de um filme que mostra  a transformação de um local importante do Rio durante os anos. A animação é feita com imagens que se sobrepõe de acordo com o avanço da linha do tempo., é possível escolher 4 lugares, para ver a  transformação urbana em ilustrações.





A História da Fiocruz

A história da Fundação Oswaldo Cruz e um panorama do conjunto arquitetônico do Pavilhão Mourisco, única edificação neo-mourisca existente no Rio de Janeiro. A trajetória de Oswaldo Cruz e as principais contribuições da Fiocruz em prol do desenvolvimento científico.
A Linha do Tempo do Portal Fiocruz traça uma retrospectiva dos 110 anos da Fundação Oswaldo Cruz. O espaço reúne momentos célebres da pesquisa no Brasil e conta a trajetória de cientistas que ajudaram a consolidar a instituição como referência em saúde pública.



Educação Musical 

"Portal de Educação Musical é um conjunto de páginas Internet onde os usuários encontrarão jogos de Apreciação Musical, jogos de conhecimento de Instrumentos Musicais e de Timbres, informações sobre músicos, peças musicais, dicas para professores, entre outros.
O projeto EduMusical foi desenvolvido no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com o apoio cultural da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e da Orquestra Sinfônica da USP."





 Conteúdos Digitais Educativos

Neste site espanhol você encontrará uma grande variedade de conteúdos digitais separados por disciplinas para os níveis: fundamental, secundário e especial.
Os exercícios podem ser usados diretamente na web ou baixados





 Childtopia- Musicalidade

O site Childtopia apresenta vários recursos educativos, entre eles, uma página com vários jogos separados por áreas. Mesmo não disponível ainda em português, é possível usar várias atividades com os pequenos.

 A Aventura das partículas

Explicando o invisível

Leonardo Soares Quirino da Silva

Patrocinado pelo Particles Data Group (PDG) e criado pelo Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley (LBNL/Universidade da Califórnia, Berkeley), A Aventura das Partículas é um site criado para divulgar informações com base na ciência de ponta do campo da Física das Partículas. O objetivo dos autores é que o material tanto possa ser usado como um livro quanto servir de referência aos usuários interessados no assunto.
Tendo sido produzido em linguagem simples e acessível pelas mesmas pessoas que atualmente sumariam a produção científica no campo de Física de Partículas, A Aventura das Partículas é indicado para professores interessados em buscar material de boa qualidade para apoiar suas atividades.

 

Ana Maria Machado

O mundo fantástico

O site fala de uma das mais importantes escritoras infantis do Brasil e do mundo. São cinco seções: Biografia; Caderno de Notas; Novidades; Correio e Livros. Em Biografia ficamos sabendo de passagens da vida de Ana Maria Machado que, por si sós, dariam uma bela biografia: foi presa durante a ditadura; em 1969 partiu para o exílio junto com o filho pequeno, foi jornalista da revista Elle, de Paris, e lecionou na Sorbonne. Em 1977 ganhou o Prêmio João de Barro, o primeiro de muitos outros. Em 1979, abriu a Livraria Malasartes, com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros. Depois de tanto sucesso com seus livros, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Por fim, em 2000 ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil mundial. 

  

Lista de Softwares Livres

n
O blog Liberdade Gráfica  oferta uma lista de softwares livres que podem ser usados no contexto educativo.
"Os programas estão disponíveis no site sourceforge.net ou nos repositórios do Ubuntu e do Debian. Para instalar, basta fazer download dos pacotes .deb, usar o Syneptic para fazer o download ou ainda instalar a partir do terminal, utilizando o comando apt-get install (nome do software). "




Listamos sugestões e dicas para auxililar as aulas no ambiente do LIED e salas de recursos


O material indicado relata o que é Tecnologias Assistivas e sua importância no contexto social  e escolar na vida de indivíduos com deficiência




Dicas

  • Site multi-trilhas     O site multi-trilhas é um material educativo, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD e teve a parceria do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro. O site foi desenvolvido no ano de 2007, oferecendo várias atividades.

O mundo encantado em libras nasceu a partir da vontade de levar os contos em libras, músicas infantis e narração de histórias para os mais diversos profissionais em contato com crianças surdas a fim de contribuir com seu trabalho. As professoras Neiva e Vânia de Aquino desenvolveram pesquisas de sinais de personagens de histórias, das atividades sobre teatro-narrativa e a arte de contar histórias em libras.
 

Jogos para pessoas com TEAs.




    Related Posts with Thumbnails